Contadores do Ceará lançam tira dúvidas sobre IR pelo WhatsApp

O Conselho Regional de Contabilidade do Ceará disponibilizou nesta terça-feira (1º) o "Zap Leão", serviço de tira-dúvidas sobre o Imposto de Renda Pessoa Física pelo aplicativo Whatsapp, por meio do número (85) 99763.6209. O atendimento segue até abril, fim do prazo para declaração este ano.

A ideia foi lançada por dois contadores credenciados pelo conselho, que inicialmente serão os responsáveis por responder perguntas sobre o preenchimento da declaração em um grupo criado no aplicativo. Segundo a presidente do conselho, Clara Germana Rocha, outros contadores também devem participar do projeto.

As dúvidas podem ser encaminhadas 24 horas por dia e serão respondidas gratuitamente por ordem de envio durante o horário comercial. A ferramenta, defende Clara, além de tira-dúvidas, serve como um canal informativo.

A ideia já foi proposta para os outros conselhos regionais, que também devem implementar em outros estados. "O importante é que as pessoas procurem profissionais pra fazer essa declaração, que tenham conhecimento da legislação e do sistema", diz.

Novidades

A presidente do conselho adianta que, entre as mudanças nas regras da declaração e no programa de preenchimento da Receita Federal, uma das que mais pode gerar dúvida é a obrigatoriedade de informar o CNPJ de empresas de saúde onde fez pagamentos para reduzir o imposto a pagar. "O mesmo se for me consultar com um médico. Preciso do CPF do profissional no recibo, e o médico também precisa informar, para a Receita casar informações", explicou.

Outra novidade é a obrigatoriedade de informar o CPF dos filhos maiores de 14 anos quando dependentes na declaração, já que antes era a partir de 16 anos. "Vale para quem tem dependente de 14 sem CPF", acrescentou.

A possibilidade de usar o Whatsapp para tirar dúvida já foi explorada pelo conselho, lembra a presidente da entidade. Desde o começo do ano passado, foi montado um grupo para tratar do Sped, o sistema público de escrituração digital.

"O conselho tem comissões, e uma delas é a comissão do Sped, com 15 profissionais voluntários que trabalham diretamente com esse tema. Eles tiveram a ideia de criar esse grupo no Whatsapp, que funciona como grupo de estudos, fóruns. Mas é usado por profissionais. Com o Imposto de Renda, o público é a sociedade", esclarece.

Fonte: G1 CE

Consultta.com

Todos os direitos reservados.