Consultta.com

Notícias on-lineAcompanhe as últimas notícias on-line


Pequeno negócio foi opção para 1 mi de pessoas em 2015

Notícia publicada em: 07/janeiro/2016

LUDMILA PIZARRO

Tempo de desemprego e de diminuição do poder de compra pode ser também o tempo de tirar o pó dos projetos e encarar novos desafios profissionais. No Brasil, durante os primeiros 11 meses de 2015, quase 1 milhão de pessoas optaram por se transformar em microempreendedores individuais (MEI) em todo o Brasil, um crescimento de 21% na comparação com o ano de 2014. O resultado do ano todo, quando os dados de dezembro forem divulgados, devem ficar um pouco acima da média. Segundo dados da Receita Federal, o número de MEIs no Brasil vem expandindo em torno de 1 milhão de adesões ao ano.

Em Minas, o crescimento foi ainda maior que no país, já que surgiram no Estado cerca de 112 mil novos microempreendedores individuais, 22% a mais do que o total de 2014.

“O cenário nacional gera o que a gente chama do empreendedor por necessidade. Aquela pessoa que opta por empreender para gerar renda ou para complementar, frente a um salário que não acompanha a inflação”, explica Ariane Vilhena, analista da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae-MG.

Fonte: O Tempo - MG